sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Aves em Extinção

Ararinha-azul
Atualmente, não resta nenhum exemplar na natureza e cerca de 85 em cativeiro. Desde o início da década de 90 há um projeto para a localização de outros indivíduos e a recuperação da espécie pela reintrodução na natureza daqueles atualmente em cativeiro. Houve a tentativa de acasalamento de um macho, última ave em liberdade, com uma fêmea nascida em cativeiro, mas não houve sucesso, pois o macho morreu em 2000. Também não foram localizados novos indivíduos. Assim, a espécie está extinta na natureza,o que não é muito diferente de extinção total, já que os hábitos naturais da espécie não são preservados nas aves nascidas ou há muito tempo em cativeiro.

Guará


O guará é uma ave ciconiiforme da família Threskiornithidae, também conhecida como íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro e guará-piranga. É considerada por muitos uma das mais belas aves brasileiras, por causa da cor de sua plumagem.
O nome anterior da cidade de Piranga, na Zona da Mata Mineira, foi Guarapiranga, de origem indígena e que significa “pássaro vermelho”. O Guará encontra-se também no brasão do Município. 

Papagaio-do-papo-roxo


O pagaio-de-peito-roxo é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também é conhecido pelos nomes de aiurueba, anacã, coraleiro, crau-crau, curraleiro, jureba, jurueba,papagaio-caboclo, papagaio-curraleiro, papagaio-de-coleira, paracuã, peito-roxo, quero-quero, téu-téu e xauá.

A espécie encontra-se ameaçada devido a caça de contrabando e destruição do habitat. Houve uma mudança no status da Lista Vermelha já que a população é maior do que esperava-se. Porém a população existente ainda é pequena e vulnerável.


Balanço-rabo-canela

O balanço-rabo-canela é uma ave Apodiformes da família Trochilidae. Raro beija-flor da Mata Atlântica, também chamado de beija-flor-canela.

Características

 Mede 12 cm. A fêmea é um pouco maior que o macho. Partes superiores bronzíneo-esverdeadas, partes inferiores canela, faixa superciliar e malar brancas, área pós-ocular negra; bico quase reto e com mandíbula esbranquiçada. Todas as retrizes bronze-metálico uniforme tendo as laterais (4 de cada lado) a ponta branca.


Chorão

O chorão é uma ave passeriforme da família Emberizidae. Conhecido também como bico-vermelho (Espírito Santo), boiadeiro (Minas Gerais), cigarra-bico-vermelho, cigarra-rainha, patativa-chorona e chorona(São Paulo).
Como todos os outros membros do gênero Sporophila, pode ser chamada de “papa-capim” acompanhada de algum outro adjetivo. Sporo é semente e, phila provem de phyllo que significa afinidade. seriam realmente os “que tem afinidade com sementes” ou “papa-capim”. O termo leucoptera significa “asa-branca” onde, leucos é branco e, pteros é asa.

Características

Mede cerca de 12,5 cm de comprimento. O macho é cinza nas partes superiores e branco nas inferiores e a fêmea é marrom-olivácea nas partes superiores e bege-amarronzada nas inferiores; os jovens são pardos.
A parte característica do canto é um assovio melancólico ascendente, repetido sem pressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário